Olá, nós somos os Doctors Machines Merlin, das escolas estaduais Morelli e Luis Carlos, de Curitiba. Para o nosso projeto de pesquisa escolhemos trabalhar o tema “Experimentação Animal” pois temos conhecidos que atuam nessa área. Também analisamos todo o problema usando Design Thinking (DT), método que nos ajudou muito no processo. O contexto de nosso problema são as mortes de animais em massa causadas pelos testes, e nossa solução consiste na redução dessas mortes na área educacional. Estamos compartilhando nosso projeto com vocês através das etapas do DT. Esperamos que gostem!

 

1ª ETAPA (DESCOBERTA): Abrangemos todos os tipos de testes e pesquisamos em vários sites, trabalhos científicos e no livro “A verdadeira face da experimentação animal” escrito pelos biólogos Sérgio Greif e Thales Tréz pela Sociedade Educacional Fala Bicho em 2000.

 

2ª ETAPA (INTERPRETAÇÃO): Ao realizarmos a entrevista com a Mayla, aluna da UFPR que trabalha em um laboratório de testes com dor, percebemos que em muitos casos o uso de animais é insubstituível e de grande importância. E analisando nossas informações fizemos um brainstorm decidindo, por fim, focar na área educacional, onde é mais conveniente e acessível o uso de métodos alternativos.

 

3ª ETAPA (IDEAÇÃO): Nos direcionamos, então, para aulas de anatomia que estão obrigatoriamente na grade dos cursos de ciências biológicas. Nelas, os testes são frequentemente realizados, utilizando um número significativo de animais, os quais acabam sendo sacrificados.

Como prova que os métodos alternativos realmente funcionam, encontramos um projeto de TCC da UFRJ através do Google Acadêmico, no qual os alunos responsáveis fizeram uma experiência: um grupo de turmas fazia um exercício utilizando animais, enquanto outra porção utilizava realidade virtual. Por fim, observaram a aprendizagem nesse processo e foi confirmado que todas as turmas aprenderam da mesma forma, com ou sem o uso dos animais.

 

4ª ETAPA (EXPERIMENTAÇÃO): Como solução inovadora nós estamos criando um site, o Projeto Avalon. Nele estarão contidas informações sobre testes através de arquivos multimídia. Ele é um site aberto e colaborativo (como o Think Team), porém, apenas pessoas cadastradas participam do fórum e caso queiram contribuir com conteúdo, esses passam por uma filtragem. A nossa proposta com a criação do Avalon é a redução dos índices de mortes de animais nas salas de aula, diminuição do desconforto de alunos ao presenciarem o animal morto e também facilitar a aquisição de informações em pesquisas em geral.

 

O nosso primeiro projeto era o desenvolvimento de um software, ele custaria em torno de 10 dólares (R$34) para a manutenção mensal fora a taxa do programador, segundo um professor de Ciências da Computação da UFPR. Optamos então pelo site por ser um plataforma grátis, a WIX, e também porque nós mesmos podemos editá-lo. Quando nosso projeto ganhar reconhecimento, compraremos o domínio do site, o que ficará em torno de 40 reais por ano.

 

5ªETAPA (EVOLUÇÃO): No atual momento estamos divulgando nosso projeto para especialistas e aguardando o feedback dos mesmos, bem como contribuições de conteúdo para o site e possíveis modificações que serão feitas de acordo com as sugestões. Também deixaremos o link disponível para acesso a quem quiser nos ajudar com idéias para melhorias.

 

Tivemos uma epifania ao entendermos como realmente funciona o Design Thinking para organizar o projeto. Por isso estamos compartilhando as etapas, para no caso de alguma equipe sentir dificuldade, usar nosso método como exemplo.

                      Contato:

Facebook: https://www.facebook.com/doctorsmachines

Instagram: https://www.instagram.com/dm.merlin/

 

Link do Avalon: http://doctorsmachinesmer.wixsite.com/projetoavalon