Oi pessoal! Nós somos a equipe Mega Snakes da cidade de Boituva – SP.
Hoje queremos ajudar vocês a ganhar mais tempo nos rounds. É muito comum perdermos algum tempinho procurando a programação no brick durante o round não é mesmo? Mas e se você usar algo prático e simples? Sim, uma máquina de estados finitos! Existem diversos níveis de complexidade para desenvolver um “MENU” de saídas… Mas hoje iremos aprender o conceito com um exemplo bem simples de menu… Vamos lá?

#1 – TEORIA-> Para entendermos o conceito de uma máquina de estados finitos vamos recorrer a teoria: Uma máquina de estados finita (FSM – do inglês Finite State Machine) ou autômato finito é um modelo matemático usado para representar programas de computadores ou circuitos lógicos. O conceito é concebido como uma máquina abstrata que deve estar em um de um número finito de estados. A máquina está em apenas um estado por vez, este estado é chamado de estado atual. Um estado armazena informações sobre o passado, isto é, ele reflete as mudanças desde a entrada num estado, no início do sistema, até o momento presente. Uma transição indica uma mudança de estado e é descrita por uma condição que precisa ser realizada para que a transição ocorra. .

#2 – TRADUÇÃO DO CONCEITO-> Basicamente, vamos partir do princípio de que o seu time tem 7 saídas, ok? Então se você utiliza-se um botão do brick para cada saída você teria apenas 5 botões, correto? Ou 7 programações avulsas. Em um “MENU” você teria todas as saídas reunidas em lugar só, e quando o botão que você determinou fosse pressionado (sai do seu estado = 0 e parte pro estado ligado = 1) ele aciona um swtich (uma lógica onda está salva sua saída ou o seu my block) e a cada saída a variável de leitura vai entendendo que você já lançou determinada saída! EXEMPLO:

play variável (_____________________LOOP_______________________) >


*A VARIÁVEL COMEÇA COM O VALOR 1 E A CADA SAÍDA VAI SENDO ALTERADA ( 1+ VALOR DE APERTOS NO BOTÃO)

Bom, chega de teoria, vamos disponibilizar a programação e um vídeo tutorial que o nosso ex-programador Gabriel desenvolveu! Você pode adicionar funções extras a sua máquina de estados finitos, como por exemplo soltar uma missão mais que uma ve, ou um sistema de leitura lógica!  Queremos continuar compartilhando e aprendendo, pois isso é FLL! #GOMEGA #GOTHINK

Sua criatividade, é o seu caminho!

LINK DO VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=3_p1LEGMjtw