Analisando diversos vídeos, históricos e pensamentos, chegou-se à um escopo de estratégia. Esse escopo será seguido e modificado conforme o tempo, caso o andamento o projeto fuja muito deste escopo, uma nova estratégia será desenvolvida.

 

Características:

  • Poucas saídas de base com número alto de missões para realizar por saída
  • Regionalização do tapete
  • Mecanismos simples com análise de eficácia avançada (Gaussiana 4D)
  • Utilização de referências mecânicas (modelos de missão).
  • Utilização de referências sensoriais (sensor de luz)
  • Pontuação mínima a ser atingida: 300 pontos.
  • Realização de missões que dão uma maior pontuação

 

Missões que preferiremos realizar

  1. Transporte de Tubarão (27 pontos / 30 pontos)
  2. Ação do Cão-Guia ( 15 pontos )
  3. Conservação dos Animais ( 20 pontos / 40 pontos / 60 pontos / 80 pontos / 100 pontos / 120 pontos)
  4. Alimentação (10 pontos / 20 pontos / 30 pontos / 40 pontos / 50 pontos / 60 pontos / 70 pontos / 80 pontos)
  5. Biomimética ( 15 pontos + 32 pontos )
  6. Automação de Ordenha ( 15 pontos / 20 pontos )
  7. Libertação do Panda ( 10 pontos )
  8. Recuperação da Camâra ( 15 pontos )
  9. Treinamento e Pesquisa ( 12 pontos + 15 pontos + ADUBOS [ 5 pontos / 10 pontos / 15 pontos / 20 pontos / 25 pontos / 30 pontos / 40 pontos ])
  10. Apicultura ( 12 pontos / 15 pontos )
  11. Prótese ( 9 pontos / 15 pontos )

Total: 302 pontos / 344 pontos

Talvez: ______

Certeza: ______

 

Pontuador: http://ev3lessons.com/resources/scorer/index.html#pt-br

 

Primeira Saída

Logo de cara, o desafio da primeira saída é realizar o lado OESTE da mesa. Na etapa regional, conseguimos realizar o lado leste, porém em 4 saídas. A meta para o nacional é otimizar tudo isto em apenas UMA ÚNICA SAÍDA.

O robô sairá em direção à missão do cão guia, para já realizar a missão do tubarão. Dois mecanismos estão a ser decididos para realização da missão do tubarão:

  1. Mecanismo de fricção ( https://www.youtube.com/watch?v=Dh0_zB1PqFo – 8 segundos )
  2. Mecanismo de plataforma ( https://www.youtube.com/watch?v=HxZ9J97Qolo – 25 segundos )

 

Após a realização do tubarão, o robô fará uma curva e realizará a missão do cão guia passando por cima normalmente. Em seguida se alinhará na própria missão como já vínhamos fazendo na etapa regional e fará uma outra curva em direção à abelha e o porco. Com um mecanismo de gaiola, pegará a abelha e porco, em seguida se alinhará na parede e depois na geladeira. Realizará a geladeira com o mecanismo de biela-manivela ( https://www.youtube.com/watch?v=HxZ9J97Qolo – 8 segundos )

No final o robô retornará para base trazendo a abelha, porco, 8 comidas e realizando 54 pontos.

Tempo estimado: 40 segundos

 

Segunda Saída

A grande saída, com certeza, será a mais extensa, por conta disso, se afastaremos o máximo da base preenchendo todo lado LESTE do tapete. Realizaremos missões que dão uma alta pontuação com bastante eficiência. Essa saída se baseia na terceira saída da equipe SESI Jedi’s e é um aprimoramento da nossa quinta saída da etapa regional.

O robô sairá em direção à missão compartilhada, seguirá linha bem rapidamente e se alinhará na base da missão compartilhada. Em seguida, o robô realizará a missão com um dos três mecanismos abaixo:

  1. Mecanismo do “tapão” ( https://www.facebook.com/ThinkTeamBR/videos/1676528916011266/ – 2:14 segundos )
  2. Mecanismo circular ( https://www.youtube.com/watch?v=HxZ9J97Qolo – 54 segundos )
  3. Mecanismo de cremalheira ( https://drive.google.com/file/d/0B4HFxwroNO5JdkZxWjRUZXZyZmc/view?usp=sharing )

 

Esse mecanismo se desprendará do robô deixando assim 4 comidas nos dois círculos próximos. Em seguida, o robô dará uma ré e seguirá a linha próximo a missão da automação da ordenha. O restante do trajeto nos basearemos bastante no robô dos Jedi’s. Com um mecanismo lateral utilizando o motor, ele pegará a zoóloga, realizará foca, panda e deixará um adubo e o treinador na área de treinamento.

 

Mecanismo do SESI Jedi’s:

https://drive.google.com/file/d/0B4HFxwroNO5JT1RtTnNFdkROOFU/view?usp=sharing (40 segundos ~ 1:10 segundos)

Depois retornará para a base fazendo 177 pontos apenas nessa saída.

Tempo Estimado: 1 minuto

Terceira saída

Nessa saída, realizaremos o lado SUL da mesa. Essa saída será a mais rápida e eficaz. Iremos realizar apenas a missão da abelha, porco e um adubo na área de treinamento.

O robô sairá da base em direção à rampa. Conforme o robô se orienta para frente, um mecanismo lateral de gaiola com o motor se desprente na hora de chegar no círculo do gorila. Em seguida, o robô se alinhará na missão da abelha, já realizando a missão do porco na fazenda. No mesmo momento, um eixo cairá com um adubo conforme mostra os mecanismos abaixo:

  1. Mecanismo de encaixar na apicultura (https://drive.google.com/open?id=0B4HFxwroNO5JT1RtTnNFdkROOFU – 1:56 segundos)
  2. Mecanismo de descer o eixo (https://www.youtube.com/watch?v=HxZ9J97Qolo – 46 segundos)

Por fim, o robô retorna para base fazendo 46 pontos e com o mel na base.

Tempo estimado: 20 segundos

Quarta Saída

A saída mais inovadora por aqui. Nesta saída, iremos realizar o lado NORTE  da mesa. Uma saída com um tempo médio, porém com bastante exatidão e alinhamento. Realizaremos a missão da parede biomimética colocando o lagarto gecko, pendurando o robô e deixando duas comidas no círculo ao lado.

O robô só terá 30 segundos para realizar essa missão, ou seja, FOGO NA BOMBA, ele terá que ser extremamente ágil para realizar essa saída. O robô se pendurará na parede com uma plataforma abaixo dele, descerá um mecanismo para pendurar o lagarto na parede e anexado ao robô, terá uma plataforma contendo as duas comidas que estarão “voando” em relação ao círculo próximo.

O robô finalizará o round pendurado com 67 pontos nessa saída.

Tempo estimado: 30 segundos.

Pontuação máxima: 344 pontos.