Desde que decidimos trabalhar em equipe, aceitamos o fato da distância entre os membros da nossa equipe. Antes do nosso Regional no RJ, fizemos apenas oito treinos presenciais. Se considerarmos a distância entre todos os membros, temos 86 km. E como fazemos para treinar e nos organizar?

(Mapa da Localização dos Membros do Think Team)

Planejamento é a alma do negócio

O Think Team não tem uma sede própria ou alguma instituição que financia todos os custos Somos um time de garagem que tem apoio da Engenhoteca e da Raos Cursos para financiar materiais. Treinamos na casa de um dos membros da equipe e esses treinos não são tão periódicos. Porém, temos um planejamento e ferramentas para lidar com essa distância.

Antes do Regional RJ, fizemos todo uma planilha de itens que devíamos cumprir durante a temporada. Atualizamos semanalmente via Skype ou WhatsApp os membros da tarefas que estavam sendo cumpridas. Contudo, essa organização não era ideal por conta de ter uma gestão de tempo exata, não haver notificações e não ter um acompanhamento. Foi então que encontramos o Trello.

(Planilha que desenvolvemos no início da temporada Animal Allies)

A plataforma Trello

No início pensávamos que o Trello era um simples Bloco de Notas onde podíamos anotar informações online. Entretanto, vimos que ele vai muito além disso. Com o Trello você tem seu próprio Quadro Pessoal onde consegue criar tarefas, inserir comentários, colocar etiquetas e até mesmo definir datas. Existe também a opção de criar uma Equipe onde somente os membros têm acesso aos dados.

(Exemplo de Quadro Pessoal que é possível criar com o Trello)

 

Criamos quatro quadros da equipe para podermos melhor nos organizar: Core Values, Design do Robô, Organização e Pesquisa:

Podemos inserir cores para facilitar a visualização e na versão Gold do Trello podemos inserir até imagens de fundo. O Trello patrocinou nossa equipe com 5 meses de licença gratuita de Trello Gold.

 

Dentro dos quadros criamos listas onde seria um tópico e dentro deles inserimos diversas tarefas. Nas tarefas colocamos descrição, título, membro responsável, data de entrega e comentários, abaixo você pode ver o nosso quadro do Core Values:

(Algumas tarefas já foram cumpridas e estão documentadas dentro da plataforma)

O bom do Trello é que ele está disponível também para iOS e Android, ou seja, diretamente do celular dá para atualizar as tarefas do time com fotos e vídeos tornando assim possível a organização e integração/inclusão de todo nosso time. Outra característica interessante é o fato dele se integrar com o Google Drive, que é outra ferramenta que utilizamos para armazenar todos arquivos da nossa equipe.

 

Gostaríamos de saber de vocês, qual método de organização utilizam? O pessoal da Lego da Justiça Planalto fez um post explicando sobre o painel de funções deles, vale a pena conferir também.