Todo mundo que participa ou já participou da FLL é influenciado a ver tudo de vários ângulos, além de saber diferentes maneiras de lidar com qualquer tipo de situação, desde aprender com ela ou ensiná-la. A First tem três áreas de avaliação que se completam, mas que além disso fazem com que todo mundo absorva algo, ampliando seu conhecimento e o compartilhando. A parte do ensinar não é apenas para os técnicos, e a parte do aprendizado não é apenas para os integrantes da equipe, da mesma maneira que os valores não devem ficar apenas no torneio.

O “segredo” dos torneios são os treinamentos, pois é o treinamento que faz uma equipe ter aquele estilo de trabalho, além de que é nos treinos que a maior parte do aprendizado é adquirido. O valor “Nós sabemos que os nossos técnicos e mentores não têm todas as respostas, mas nós aprendemos juntos” se refere exatamente a isso, ao longo do tempo, juntos todos aprendem e ensinam, podendo ser qualquer pessoa da equipe, desde um técnico até um integrante.

Um bom exemplo deste valor é um simples acontecimento no CE SESI 179 onde ao invés de guardar o que foi aprendido na robótica pra si e ter o trabalho mais completo da turma, ex- integrantes da equipe Jedi’s decidiram tomar a frente no projeto da feira de ciências da escola e conversar com a professora para unirem a sala com o propósito de elaborar um projeto para os 32 alunos, fazendo com que cada grupo fosse responsável por uma área da rubrica de pesquisa da FLL. Desse jeito, tornar o projeto mais completo, compartilhar os ensinamentos dos valores do core e do aprendizado, não só para os alunos, mas para os professores e mostrar o quão a sala pode se unir para fazer coisas incríveis da First, mesmo que nem todos fossem da robótica.

Este é um simples exemplo, mas dividir os grupos de tal maneira para chegar a um projeto só, é algo que a professora não havia nem pensado em fazer, ou talvez nem soubesse como fazer, mas que ex-participantes da robótica sabiam como aplicar em sala e decidiram tentar. Muitas vezes, algo que as pessoas nem imaginem que faça a diferença, pode mudar tudo. Nunca se ache incapaz de ensinar alguém, ou nunca se ache superior a alguém quando se trata de aprender, pois ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.