E aí pessoal, tudo ótimo?

Com a FLL devemos ter os Core Values inseridos em nossas vidas, porém em uma avaliação de uma dinâmica de 5 minutos fica difícil de analisar todos os pontos requisitados nas rubricas, por conta disso o Pôster de Core Values foi desenvolvido para auxiliar os juízes de Core Values no torneio a conhecer um pouco mais de cada equipe e sua história única.

No documento da temporada Animal Allies eles explicam o que tem que ter em um Poster de Core Values. Confira abaixo:

Siga esses passos com sua equipe para criar um pôster de Core Values:

  1. Discuta forma que sua equipe utilizou os Core Values nessa temporada – tanto em reuniões como em outros momentos da vida. Faça uma lista de exemplos.
  2. Peça para sua equipe exemplos que destaquem as áreas específicas de Core Values abaixo. Estas são tipicamente as categorias mais desafiadoras para os juízes explorarem durante as sessões. O pôster pode auxiliar sua equipe a apresentar seu sucesso de uma forma organizada..
    • Revelação: cite exemplos da temporada sobre coisas que sua equipe descobriu que não foram focadas em obter vantagem na competição ou vencer um prêmio. Conte aos juízes como sua equipe equilibra todas três áreas da FIRST® LEGO® League (Core Values, Projeto de Pesquisa e Desafio do Robô), especialmente se eles estavam excitados com alguma parte específica.
    • Integração: cite exemplos de como sua equipe aplicou os Core Values e outras coisas que aprendam através da FIRST LEGO League em situações fora das atividades do time. Permite aos juízes saber como os membros da equipe contribuíram com novas ideias e habilidades na sua vida diária
    • Inclusão: Descreva como sua equipe ouviu e considerou as ideias de todos e fez com que cada membro pudesse sentir-se uma parte valiosa da equipe. Compartilhe com os juízes como realizaram mais trabalhando em conjunto do que poderiam ter feito trabalhando individualmente.
    • Coopertition: Descreva como sua equipe honra o espírito da competição amigável. Inclua informações sobre como sua equipe forneceu ou recebeu assistência de outras equipes. Compartilhe com os juízes como os membros de sua equipe ajudam uns aos outros e ajudam outras equipes a preparar-se para um torneio potencialmente estressante.
    • Outros: Utilize o meio do pôster para destacar qualquer outro elemento que sua equipe gostaria de compartilhar com os Juízes a respeito dos critérios de Core Values remanescentes. Talvez considere compartilhar exemplos de Espírito de Equipe, Respeito ou Trabalho em equipe.
  3. Faça com que sua equipe crie o pôster de Core Values no formato abaixo. O tamanho total do pôster não deve ser maior que as medidas mostradas abaixo mas pode ser menor, especialmente se necessário por motivos de viagem. O pôster pode ser enrolado ou montado ano próprio local.

 

Com tudo isso em mente começamos a planejar a construção do nosso poster. Primeiro pensamos no que representava nosso time. No começo da temporada tínhamos feito uma dinâmica onde cada integrante tinha que falar um objeto ou elemento natural que lembrasse nosso time. O integrante Felipe Silva, falou sobre as engrenagens:

“Associei a equipe a uma (ou duas) engrenagens!”

 

“Engrenagens não funcionam isoladamente, precisam de outras para transmitir o movimento e se um único dente estiver quebrado, o sistema para de funcionar. Ou seja, se um dos membros não empenhar para cumprir sua função, o sistema do time não funciona. Por exemplo, se eu não criar o blog, vocês não vão poder publicar suas postagens, uma coisa depende da outra, que nem as engrenagens.”. SILVA, Felipe.

 

Logo, a Kherollyn deu a ideia de colocarmos engrenagens no nosso poster, por que não? E então, ela fez esse esboço abaixo:

 

Em seguida, precisaríamos criar essas engrenagens, mas com qual material? Como nosso time tem patrocínio da Engenhoteca, uma escola de invenções onde lá tem impressora 3D, máquina de corte a laser e diversas ferramentas interessantes. Decidimos então cortar as engrenagens na corte a laser, mas as engrenagens iam ficar pequenas utilizando MDF 3mm, então decidimos cortar só para termos um molde, em seguida íamos desenhar essas engrenagens em um isopor para elas terem uma espessura maior. Mas antes de cortar, tínhamos que ter o modelo da engrenagem, então utilizamos o software Gear Generator para gerar os modelos das engrenagens e depois exportamos para o SOLIDWORKS para criar o projeto final. O resultado foi o abaixo:

 

 

 

A ideia das engrenagens estava muito bacana, porém o princípio das engrenagens que era girar não estava acontecendo, só estava na teoria, pois três engrenagens juntas não giram. E foi ai que nosso professor de Física deu a ideia de fazer o jogo de engrenagens de duas maneiras, ou em forma de “W” ou em forma de “M” como abaixo:

  • Jogo de engrenagens em forma de “W”

  • Jogo de engrenagens em forma de “M”

Depois de tudo decidido fomos à parte de execução. Cortamos as engrenagens na máquina de corte a laser da Engenhoteca como mostra o vídeo abaixo:

 

Em seguida pedimos ajuda à amigos nossos da escola para cortar-las no isopor. Eles nos ajudaram bastante, marcaram o isopor com capricho, cortaram com estilete, revestiram e etc… Porém tinha um problema. Isopor quebra fácil e dá bastante trabalho revestir, pintar e correríamos o risco das engrenagens quebrarem nas viagens. Por conta disso, decidimos então somente colori-las e e depois colocar a madeira para servir como eixo. Enquanto fazíamos as engrenagens já fomos montando a estrutura de trás do poster. Pegamos o MDF 3mm e revestimos com E.V.A. preto e prendemos dobradiças para o poster pode dobrar.

 

 

Depois de todo esse trabalho de bricolagem, colamos as fotos nas engrenagens e o resultado final foi o abaixo:

 

Documentos importantes

Pasta com todas as Fotos

Modelo em DXF da Engrenagem

Logo do Think em PNG