Muitos times quando iniciam os treinos de uma temporada têm o costume de fazer treinos presenciais diários ou semanais, o Think Team não. Todos os membros do Think Team moram em cidades diferentes e a grande questão “Como fazemos para treinar?”

Depois de todos membros vivenciarem temporadas de FLL um grande aprendizado de vida foi tirado, principalmente no fator planejamento / organização. Quando o Think Team surgiu, pensamos muito como faríamos para treinar até que uma sugestão de nosso técnico funcionou muito bem. O nosso time tem uma divisão de tarefas bem determinada, porém para todos saberem o que está acontecendo em todas as áreas fazemos reuniões semanais tanto via Skype quanto via WhatsApp para iterar todos sobre o progresso do time. Nas reuniões presenciais deixamos para executar o trabalho manual que não dá para ser feito à distância.

videoconferencia

Fator Planejamento

Quando decidimos realizar uma tarefa, sempre pensamos “Quanto tempo vai demorar?”, “Consigo fazer sozinho?”, “Qual é o prazo máximo?” ou até mesmo “Quanto disso já foi feito?” e então nos organizamos e realizamos a tarefa, correto? Isso tudo se chama planejamento. Muitas vezes não percebemos, mas tudo tem que se planejar. Se você precisa estar no centro da sua cidade às 20h você pensa:

– Qual meio de transporte vou utilizar?

– Quanto tempo vai demorar para chegar até lá?

– Que horas tenho que sair?

E então, muitas vezes você acaba chegando no horário OU se atrasando, mas por que os atrasos acontecem? Já parou para pensar? Muitos colocam culpa no trânsito, culpa no motorista, culpa no ônibus que atrasou só que nunca colocam culpa no próprio planejamento. Se você se planejou e acabou atrasando, você esqueceu-se de incluir algo no planejamento.

Tudo deve ser incluído em um planejamento se você deseja que ele dê certo,  algumas coisas acabam fugindo do planejado mas se você segue ao máximo ele, a chance de falhar é menor.

planejamento

Por conta disso, o Think Team se planejou para a temporada Animal Allies. E como funciona o planejamento do Think Team? Primeiro decidimos os focos da pesquisa antes da temporada ser lançada no dia 31/08/2016. Não sabíamos o que a competição exigiria da nossa pesquisa e por isso criamos várias frentes de pesquisa, pesquisamos problemas que afetariam somente os animais, problemas que afetariam humanos e animais e problemas e problemas ambientais relacionados aos animais. Após o lançamento da temporada vimos que o foco seria a Aliança entre o Humano e Animal e refazemos o nosso planejamento e traçamos metas de até o final do mês de Setembro ter um problema identificado! Conseguimos então identificar o problema e após a identificação prosseguimos a nossa pesquisa conforme as rubricas.

Enquanto isso na parte do robô, trocamos experiências de nossas equipes passadas e quando lançou oficialmente o tapete, começamos a desenvolver a estratégia do robô. Tínhamos como meta inicial desenvolver o robô até o final de Setembro e iniciar a construção dos equipamentos. Conseguimos construir o robô após diversos testes e modificações. Evoluímos nossa estratégia ao passar do tempo e vimos as melhores alternativas.

Na parte de Core Values, iniciamos a temporada contatamos alguns times falando sobre a nossa proposta de compartilhar conhecimento. Ficamos muito felizes por alguns times se incentivarem a compartilhar conteúdo em nosso Blog e trocar experiências conosco! Temos como meta finalizar o pôster do Core Values até o dia 15 de Novembro e além de conhecer diversos outros times.

Dica: Exemplo de Cronograma

Execução Presencial em menor escala

É claro que utilizamos ferramentas para auxiliar o nosso trabalho em equipe, a mais fundamental delas é o Google Drive, onde tem todo o conteúdo do nosso time. É possível acompanhar em tempo real o que foi feito e a última atividade realizada por cada um. Outro fator essencial são os meios de comunicação Skype e WhatsApp que são essenciais para acompanhar o trabalho que já foi realizado pelo time e o que precisa ser feito. Toda vez que vamos se encontrar é para realizar algo que precisa ser feito presencialmente, os encontros são aos finais de semana. Todo encontro é feito um CheckList de tarefas que precisamos realizar naquele encontro para nada fugir dos conformes e uma divisão de tarefas. O tempo é gerido para nada ter mais atenção ou menos atenção.

O entrosamento do time se dá por meio do divertimento ao realizar as tarefas e toda aquela alegria sentida. Os membros vão se conhecendo mais dia após dia e vão se transformando em uma família. Nem todos os membros têm o mesmo horário disponível, por isso as reuniões semanais são de vital importância e a emoção de algo sair do virtual e se tornar real é satisfatória e cada treino é uma felicidade imensa em saber que tudo está funcionando.

Dica de Ferramenta para Organização, Divisão de Tarefas e Planejamento: Trello

thinkteam