Fala galera, beleza? Somos a equipe Lego da Justiça Planalto, de Goiânia/Goiás e estamos aqui para mostrar um pouco sobre como organizamos nossas funções para conseguirmos trabalhar bem e realizar todas as atividades necessárias.

Você já deve ter percebido que em todas as empresas existem diferentes funções, como em uma escola, por exemplo, na qual existe o professor, o coordenador, o diretor, entre outras funções existentes. Após percebermos isso, decidimos aplicar essa mesma lógica na nossa equipe, foi aí que criamos o quadro de funções na nossa sala, que mostra quais funções cada integrante é responsável.

Utilizamos esse quadro para definir a ocupação de cada membro de acordo com suas habilidades. Cada membro pode escolher entre as dez funções que nós criamos.

Existem as funções básicas como Programador, Pesquisador e Construtor, mas existem também outras como:

Paquito: São os encarregados de registrar os momentos em equipe por meio de fotografias e filmagens;

Produtor de Conteúdo: Denominado à produção de matérias voltado às áreas orais, redigidas ou visuais, como um slide, por exemplo;

Editor de Mídias: Encarregado de cuidar da publicação de acontecimentos da equipe nas redes sociais;

Relator: Analisa e redige o que é feito pela equipe ao final de todos os dias de trabalho;

Planner: Organiza prazos, datas e horários dos eventos da equipe;

Relações Externas: Conversa com outras equipes, combina vídeo conferências e ajuda a criar uma boa relação com todas as equipes;

Analista de Desempenho: Coleta e analisa dados do desenvolvimento da  

equipe durante a semana. Após essa análise é feita uma reunião para ver em quais aspectos a equipe precisa melhorar;

 

É importante lembrar que todas essas funções acabam sendo interligadas entre si. Um bom exemplo disso é o Planner e o Relações Externas que trabalham juntos, pois enquanto um marca reuniões com outras equipes, o outro agenda essas reuniões e mantém o calendário da equipe organizado.

A medida em que for necessário ocorrem trocas das funções para que todos possam ter experiências em todas as áreas.
Esse é o método como trabalhamos para que cada membro fique encarregado de algo, e fazer assim com que a nossa equipe esteja sempre com uma boa produtividade.